terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Cimples Ocio - Roda de bamba


Aproveito para postar texto do livro 500 anos da Musica Popular Brasileira que neste periodo de festas de fim de ano encaixam perfeitamente:

"Roda de bamba"
“Existe, no Brasil, um tipo de música da qual todos admitem gostar em determinadas, épocas do ano. Noutras, entretanto, não gostam, ou fingem que não. As razões, muito mais que estéticas, são sociais.

Falamos da musica produzida pelas camadas menos favorecidas da população do Rio de Janeiro. Gente como Carlos Cachaça, Ismael Silva, Cartola, Silas de Oliveira, Nelson Sargento, Ivone Lara, Monarco. Produtores de gêneros musicais consumidos com muito agrado por todos, desde que seja durante o carnaval, “a festa deles". No resto do ano, por ser identificada com favela, gente pobre, feia e negra, distante dos padrões ”glamourosos" perseguidos com ansiedade pelas classes média e alta nativas, essa música sofre uma profunda discriminação. Preferem outra, mais voltada para os padrões globalizados, de onde foi erradicada a marca de origem. De preferência, se a letra for em inglês.

Mas essa música é muito forte. Tão forte, que atravessa as barreiras da discriminação e está sempre presente, guerrilheira. Nesses especiais anos de virada do século XX para o XXI, então, podemos dizer que a música mestiça do Brasil atingiu um de seus momentos de maior exuberância nacional e, mesmo, internacional.

Por volta de 1930, o encontro do samba de morro com a música produzida na cidade (encontro do tipo Cartola com Noel Rosa) foi marca de enriquecimento para ambos os lados. A música de Noel, classificada como samba urbano, ganhou a necessária pitada de pimenta da Mangueira e renasceu mais brejeiro, conservando, contudo, o bom comportamento poético que o tornava palatável a todos os gostos. E o samba do morro ganhou gravata e sapato. Nessa tradição, chegamos a um Paulinho da Viola, a um Chico Buarque, campeões do “bom-mocismo". Pelos furos da peneira, acabavam passando, também, as Cordas de aço, de Cartola, a Primavera, de Sargento, Meu drama e Sonho meu, dos imperianos Silas e Ivone.

Impressionante que, por mais que se tente entender a lógica do gosto popular, isso jamais se torna possível. Senão vejamos: se Paulinho da Viola, como já se disse, foi aceito por mesclar a tradição africana ao apurado conhecimento melódico e harmônico (Paulinho é músico, fino instrumentista e lutier) e também á irrepreensível poesia, que razões levaram esse mesmo público a reverenciar o lirismo surpreende e guerrilheiro de Candeia, a ideologia de Martinho da Vila, a negritude pura de Nei Lopes e Wilson Moreira, a grandiloqüência barroca de Monarco, a orgulhosa malandragem de Zeca Pagodinho, a carioquice suburbuna de Dudu Nobre? Isso sem falar de Délcio Carvalho, Luis Carlos da Vila, Arlindo e Sombrinha, meu Deus Jorge Aragão!

Os pagodeiros de São Paulo, os sertanejos do centro-oeste, os mineiros dos clubes de todas as esquinas, os velhos e os novíssimos baianos, mestres do charme e da malemolência, os rastafaris maranhanses, loucos pela Jamaica, as tribos amazonenses garantindo os seus bois, os nordestinos em geral, o povo do sul, enfim, toda essa gente mais ou menos bronzeada ainda mostrando o seu valor há muito tempo abrindo o ouvido do Brasil e do mundo para o nosso som moreno. Mas esta terra é de samba, o samba é o nosso dom e são os ambistas que traduzem a síntese étnica da população desse país, discriminada e ativa, pobre e talentosa, “criloura”, como se diz na Mangueira. Os que estão aí há muito tempo, os que estão chegando e, mais ainda os que ainda vão surgir, sempre, continuando a compor essa roda que é bonita, porque tem a cara e a cor do Brasil.”

fonte: pag. 159, 160 e 161.
livro 500 anos, da muisca popular brasileira
Fundação Museu da Imagem e do som - RJ - 2001
acervo: Anildo Guedes


quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Cimples - Noel Rosa - aniversario em dezembro (10)




Trecho do comportamento de Noel e a formação do Bando de Tangaras, no livro Noel Rosa - uma biografia - de Joao Maximo e Carlos Didier.




quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Anildo Guedes 50 anos e Xango da Mangueira







Ontem (16/12/08 - desaniversario por coinncidência) numa roda de cerveja no bar edmundo me lembraram que faço cinquenta anos em março de 2009. Neste embalo lembrei-me de um aniversario que veio todo o povo agregado do Grupo Bom Partido. Foi uma festança. Era março de 2002 no meu aniversario tive o privilegio de receber Xango da Mangueira em casa - ele veio com sua Dona Sonia e o Flavio Aniceto. Deu-me de presente um disco o " MANGUEIRA- sambas de terreiro e outras sambas", que tem Cartola cantando e Jacob tocando violão, Xango, Tantinho, Jurandir, Nelson Cavquinho cantando e participação de muita gente boa de samba pouco conhecida e outras coisas lindas.Vou postar o conteudo aos poucos. Segue capa e contracapa.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Samba - origens do samba urbano no Rio


Segue um trecho do livro 500 anos da Musica Popular Brasileira. Para ler basta clicar no documento.
Fonte: Livro 500 anos da musica popular brasileira - Fundação Museu da Imagem e do Som - RJ
acervo Anildo Guedes

Samba para crianças - a arte de Yara Teixeira

Os textos citam Mauro de Almeida (Peru dos pés frios) e Tia Ciata
a cozinha das baianas no começo do seculo (anos 10)

Posto mais duas paginas do trabalho da Yara Teixeira. Os textos são da Simone (Coral Brasileirão) também daqui de Curitiba.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Guilherme de Brito em Curitiba e Floripa

Foto nos camarins do Canal da musica de Curitiba com Juliao Boemio (cavaco) e Daniel Miranda (sax alto e clarinete). Daniel também acompanhou Guilherme no show de Floripa junto com o Grupo Bom Partido, que teve a particpação da cantora Maria Helena, cantando dois sambas.
Esta é uma pequena pesquisa no Google, que refere-se à 2002, quando eu trouxe o Guilherme de Brito e fiz um texto para a agenda Samba-choro. Foram 03 dias magicos. Fiquei sabendo mais sobre samba neste periodo que 20 e poucos livros. Alem de ter tomado duas ou tres caipirinhas com ele em Floripa na maior intimidade. Aforante o que Dona Nena desabafou no almoço, na rota Curitiba-Floripa. Segredo prometidos de ficar calado para sempre.

Guilherme de Brito
Lista de discussão sobre samba e choro, estilos musicais brasileiros.
pl_PL: anildo guedes do rocio santos (anido_guedes_at_uol.com.br)Data: seg 08 jul 2002 - 21:20:51 EST
Próxima mensagem: anildo guedes do rocio santos: "Guilherme de Brito em Floripa"
Mensagem anterior: Fábio Liberal: "Re: Orora de Jards Macalé"
Maior e mais constante parceiro de Nelson Cavaquinho, o sambista Guilherme de Brito, apresenta neste show historico em Curitiba sambas ineditos do CD "Samba Guardado" de 2001 e musicas consagradas como Folhas Secas, a Flor e o Espinho. Guilherme esta com 80 anos, com vitalidade e chega na quinta, dia 12 p/manha com sua esposa e o violonista Cidinho 7 Cordas, para participar da primeira etapa (total de 6) do projeto "O Samba e Sua Nobreza", criação da empresa Cimples SambaEChoro, com parcerias com o Canal da Musica e Educativa 97,1 FM. Resumo: Show Guilherme de Brito Hora: 20:15 - dia 12/07 - sexta - Canal da Musica - Rua Julio Perneta, 695 - Merces - fone 331 7513 Abertura : Grupo Bom Partido - SC - (samba) 20:45 - Grupo Simplicidade - Ctba - PR - (choro) 21:20 - Guilherme de Brito - sendo acompanhado por musicos do Pr e SC. - Violão 7 cordas: Cidinho - RJ - Violão 6 cordas: Henrique Rodrigues - Ctba - Cavaquinho centro: Didi - Ctba - G. Simplicidade - Bandolim e cavaco solo:Juliao Boemio -Ctba - G. Simplic. e Ebubu-Fulô - Clarinete e sax: Daniel Miranda - Ctba - G. Simplicidade e Ebubu-Fulô - Pandeiro: Zezinho - Ctba - G. Simplicidae e Ebubu-Fulô - Pastoras (vozes)- Jandira, Josiane e Julia (G. Bom Partido) - Dinho - percussão - SC - Grupo Bom Partido - Amarildo - surdo - SC - Grupo Bom Partido 22:45 - Hall de entrada Canal da Musica - Homenagem dos musicos do PR e SC à Guilherme de Brito e dedicatorias no CD "Samba Guardado". Roda de Samba e Choro - Grupo Bom Partido (partido alto) e Grupo Ebubu-Fulô (novo choro). 23:30 - Encerramento Ingressos: R$ 10,00 Maiores de 60 anos, menores de 15 anos, estudantes e classe artistisca - R$ 5,00 Gratos, Cimples SambaEChoro Anildo Contatos: (41) 9962 1054 e 229 1447 *** _____________________________________________________________ Para

Seu Jair e Argemiro em Itajai

Este era um tempo que eu participava da tribuna Samba-choro - refere-se aos shows do Seu Jair e do Argemiro em Curitiba, Itajai e Floripa - aprendi muito sobre a vida, alias mudou minha concepção sobre a mesma - o contato com estes dois sambistas, as nossas conversas, a sacanagem entre os dois, a convivencia, as historias que ouvi - acho que aprendi muito - decidi alterar o rumo da vida - e foram só 4 dias - Seu Argemiro faleceu logo depois e Seu Jair um pouco mais de tempo - chorei, quietinho, sozinho, agradecendo a lição. .

(trecho copiado)
pl_PL: anildo guedes (anildo_guedes_at_uol.com.br)Data: seg 18 nov 2002 - 21:53:43 EDT
Próxima mensagem: VValdemar Pavan: "Fw:Re: Caetano Veloso: Um revolucionário que ainda está em movimento"
Mensagem anterior: Paulo Eduardo Neves: "teste"
Cadê o Fabio > Gangaz???
Quinta estarei em Itajai com os dois, onde farão show as 21:00 no Galpão das Artes, com abertura da Velha Guarda da Copa Lord (estão lindos e afinados) e acompanhamento do Bom Partido. Apareça.
Anildo
#Mensagem modificada, anexos e HTML removidos#

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Cimples Ocio Partido Alto - Samba e instrumentos neste dia 06 de dezembro







Jandira de Souza (Grupo Bom Partido)- Prato-e-faca
Rafael Gaucer - violão 7 cordas
Maguinho da Ilha - percussão geral
Marcos Galvão - sambas de Manacea, Elton Medeiros e Wilson Moreira
- em outra postagem adicionamosas outras participações

Roda de samba especial 06 de dezembro 2008






Jandira versando no Cimples Ocio em 2005 e cantando sempre bons sambas.
Marcos Galvão - convivencia com Manacea, Wilson Moreira e mais de 26.000 musicas armazenadas (80% de sambas). Canjas especiais do Daniel Miranda e Julião Boemio são sempre muito expressivas. Maguinho da Ilha(na foto desafiando o Nadinho da Ilha)terá a responsabilidade da percussão geral.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Samba do dia 06 dez, sabado

Apareçam. Algumas comemorações importantes para o Cimples Ócio - encerramento dos eventos Dia Nacional do Samba, aniversario do Marcus Cabeleira, amigo especial da casa e o retorno da sambista Jandira (Santa Catarina) à Curitiba.
- Neste samba especial dedicado ao Partido Alto, de Curitiba teremos o cavaquinista Marcio Mania, compositor, versador e estudioso dos sambas, Panelão, da nova geração de instrumentistas do samba de Curitiba, também sabe das coisas nos improvisos, alem da otima pegada do Maguinho da Ilha - nos versos e nos intrumentos. De Santa Catarina vem o violão 7 que mais evoluiu nos ultimos tempos - tanto no repertorio,quanto no estudo do seu instrumento - Rafael Glaucer. Teremos as particpações especiais do Marcos Galvão (Camboriu-SC), pesquisador do genero, o Quarteto Cabide de Molango, do trombonista Osmario Estevan Junior, desfilando muito Cartola e Geraldo Pereira. E também as canjas do Julião Boemio e Daniel Miranda, chorões paranaenses de destaque
- É uma festa popular - ingressos R$ 5,00.
Parabens antecipados para o Marcus Cabeleira.