sábado, 23 de maio de 2009

Partido Alto - vertente muito importante do Samba




Estou compilando material sobre Partido Alto para um projeto aqui na região sul. Tive oportunidade de trazer alguns nomes importantes como Xango da Mangueira, Tantinho e Marquinhos China entre 2002 e 2003.
Aqui em Curitiba os músicos ligados ao samba versam muito pouco. Falta de hábito, mas sempre sai algo. Temos os meninos do Combinado Silva Só, Alex do Cavaco, Maguinho da Ilha e o Panelão sempre mostram alguns versos timidos.

Repasso alguns trechos da materia do jornalista Luis F. Vianna do Rio para o jornal Folha de São Paulo quando do lançamento (ou relançamento) do livro do Nei Lopes "Partido Alto - Samba de Bamba".
"Quem se diverte com os sucessos de Zeca Pagodinho pode não saber, mas boa parte do que ele canta está assentada em uma tradição chamada partido-alto.
O novo livro do escritor e compositor Nei Lopes explica isso para os não-iniciados no samba e satisfaz um anseio dos iniciados.
"Partido-Alto - Samba de Bamba", que está sendo lançado pela Pallas, é uma versão ampliada, atualizada e bem modificada de um livro de Lopes que a mesma editora publicou em 1992 e que está fora de catálogo: "O Negro no Rio de Janeiro e Sua Tradição Musical - Partido-Alto, Calango, Chula e Outras Cantorias". "[No novo livro] Eu estendo a análise dos núcleos de expansão da tradição do partido-alto, notadamente a zona portuária do Rio. E atualizo o "Negro no Rio..." a partir, inclusive, de estudiosos estrangeiros, como o [norte-americano] Philip Galinsky, que defendeu uma alentada tese sobre "pagode" nos EUA, e o [colombiano] Alejandro Ulloa, que comparou as "fiestas de solar" na América hispânica com os pagodes de fundo de quintal", explica Lopes, 63.
Ele também colheu informações em duas novas entrevistas: com o bem-sucedido Dudu Nobre e com Tantinho da Mangueira, guardião da tradição verde-e-rosa de partido-alto, representada por nomes como Xangô, Zagaia e Padeirinho. "O advento da modernidade na tradição do partido-alto parece efetivamente marcado por um nome: Osvaldo Vitalino de Oliveira, o Padeirinho", escreve Lopes em um dos trechos em que, como costuma fazer, restaura a importância de nomes do samba que acabaram esquecidos por não terem feito carreira comercial.
Nesse ponto, instala-se um dos problemas do partido-alto: como é uma corrente do samba marcada fundamentalmente pela improvisação -com um refrão funcionando como senha melódica e temática para que se criem versos na hora-, o que fazer para torná-la mais conhecida sem trair suas bases? "Acho que a viabilidade comercial está exatamente em não ser improvisado.
Veja os exemplos dos sambas iniciais [dos anos 60] do Martinho da Vila. São partidos estilizados ou sambas inspirados na tradição do partido-alto. Fizeram grande sucesso, como os do Zeca também fazem", explica Nei Lopes.
Ele explica assim -e em detalhes- como o partido-alto sobrevive hoje.
Um samba de Zeca ou Martinho tem, freqüentemente, a estrutura básica do partido, com um refrão e "segundas partes", mas os versos, quando gravados, já não são mais improvisados.
"O partido-alto é bonito quando formalmente bem fincado na tradição, independentemente de ser ou não de improviso. Improviso, mesmo, é na cantoria nordestina, com aquelas regras todas, com aquele rigor formal e técnico impressionante.
Partido-alto é mais brincadeira." No livro, Lopes esmiuça as origens rurais (mineiras, baianas, paulistas) do partido-alto e sua presença nas zonas urbanas através dos portuários do Rio e de artistas como Clementina de Jesus e Candeia. Quem se diverte com os sucessos de Zeca Pagodinho pode não saber, mas boa parte do que ele canta está assentada em uma tradição chamada partido-alto.

Didatico é video do Leon H. que bastante gente já conhece e que já postei anteriomente onde Candeia, Paulinho da Viola e varios outros (Manacea, Alcides) bambas explicam e falam sobre Partido Alto.
Alguns sambistas que eu trouxe para cá tem presença de destaque: Argemiro do Patrocionio, Casquinha, Wilson Moreira e Tantinho na dança e tocando prato-e-faca (bem novinhos com calça boca de sino - rsrsrsr).
Um outro video é bem recente sobre o improviso e partideiros, onde aparecem dois personagens que também trouxe para cá - o Serginho Procopio e Marquinhos China.
Se ainda não conhece dê um clique.
Partido alto parte I, II e III
http://www.youtube.com/watch?v=VgyWsFf89EI
http://www.youtube.com/watch?v=6bvamyfqBRo
http://www.youtube.com/watch?v=vGOeqzlBruc

Partideiros
http://www.youtube.com/watch?v=ViV_aUIRMMo

Tantinho e Xango
http://www.youtube.com/watch?v=mvl727VAoV4

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Tantinho da Mangueira



























































Tive oportunidade e felicidade de trazer o Tantinho aqui para Curitiba tres vezes. Sambista de verdade, respeitador das tradiçoes do partido alto, amigo de Candeia e Xango da Mangueira e um vozeirão, além de versar muito - em horas de versos (contou-me que ficou versando durante seis horas numa disputa) e poesia. Alem de otimo compositor com letras muito bonitas.
No seu primeiro disco já ganhou um Premio Tim de melhor disco de samba em 2007. Ele merece. Lembro a noite da entrega. Chorei bastante, de alegria.
No curta do Leo Hirszmann "Partido Alto" na homenagem a Candeia ele esta presente nos primeiros momentos chamado pelo Candeia para versar e tocando pratoefaca. Vejam ai:

- na segunda parte do filme ele dá uns passos de miudinho:


- assistam uma pitadinha do lançamento do disco em 2006 lá no Rio, Teatro Rival:

http://www.youtube.com/watch?v=B9k0ha_MS0w
- Participando de um partido alto neste outro video com Monarco e Xango:
- a divulgação do seu disco na otica da Eugenia Rodrigues na Agenda Samba-Choro:

fonte: Tantinho com pandeiro - foto de Cicero Rodrigues na agenda Samba-Choro.

outras fotos: blog e sites diversos via google imagens

Ataulfo Alves - 100 anos maio 2009 - video+textos


Persisti na pesquisa no You Tube mas tem quase nada de imagem. Vamos aguardar o Ataulfo Junior terminar as festas e shows do centenario e ver se conseguimos com ele com algumas boas imagens. Segues videos de "Pois é", Mulata Assanhada com interpretação de Ataulfo Jr. e um breve historico falando da carreira e de sua cidade natal, Mirai - MG. no You Tube:
http://www.youtube.com/watch?v=LAOFlACg8Vk
http://www.youtube.com/watch?v=L21rsqFv1c4
http://www.youtube.com/watch?v=OshGXNakqoo


textos:

fonte: da Folha de S.Paulo, no Rio
O compositor Nei Lopes classifica Ataulfo Alves como "um dos pilares sobre os quais se ergueu a música popular brasileira". Mas diz que o fato de ser um expoente da UBC (União Brasileira de Compositores), forte sociedade de direitos autorais, deve tê-lo ajudado bastante. "Ataulfo era poderoso."
Sérgio Cabral, que acabou de escrever "Ataulfo Alves - Vida e Obra", endossa apenas em parte essa visão. Diz que o sambista "fez carreira" na UBC, sendo segundo inspetor no final dos anos 40 e chegando só posteriormente a cargos mais altos.
Rafael Andrade/Folha Imagem


Músico Ataulfo Alves (1909-1969), que ganha biografia e álbum duplo
"Talvez tenha ajudado, porque ele entendia do assunto. Mas o sucesso veio antes", afirma Cabral.
O sucesso obtido entre os anos 40 e 60, com "Leva Meu Samba" (sua primeira gravação como cantor, de 1941), "Pois É", "Na Cadência do Samba", "Laranja Madura", "Você Passa, Eu Acho Graça", entre outras, impediu Ataulfo de ser tema dos escritos de Cabral, embora fossem amigos.
"Ataulfo era vitorioso, tinha um Cadillac, era dos mais elegantes, foi contratado da rádio Nacional até morrer. Dei maior importância a Cartola, Ismael Silva, Nelson Cavaquinho, Zé Keti. Eles não tinham dinheiro, precisavam ser conhecidos. Agora, todos morreram, Cartola é sempre lembrado, com justiça, e Ataulfo ficou esquecido", diz Cabral.
De Melodia a Beth
O artista também será tema de um CD duplo produzido por Thiago Marques Luiz, a ser lançado até julho pela Lua Music.
Entre os intérpretes estão Elza Soares, Luiz Melodia, Angela Ro Ro, Beth Carvalho, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Ná Ozzetti, Fabiana Cozza, Simoninha, Romulo Fróes, Verônica Ferriani e Silvia Machete.
Para o pesquisador Jairo Severiano, o fato de ser mineiro, filho de um violeiro, determinou a originalidade de Ataulfo.
"Ele trouxe para o samba um certo jeito dolente, melancólico, de toada sertaneja", afirma o pesquisador.
Ataulfo ainda será homenageado neste ano em um musical dirigido por Zezé Motta.

Ataulfo Alves - 100 anos maio 2009


(clique na imagem para ler)
fonte: fasciculos Historia do Samba - Editora Globo - 1998
scanner: Anildo - acervo: Biblioteca Publica do Paraná.

Grande festa! Entrem lá. E abaixo dêem uma olhada nas parcerias. História!

Ataulfo Alves - Composiçoes (Ataulfo Alves de Sousa)
1. A cara me cai (Ataulfo Alves / Alberto Jesus)
2. A carta
3. A mulher dos sonhos meus (Ataulfo Alves / Orlando Monello)
4. A pedida é essa
5. Aconteça o que acontecer (Ataulfo Alves / Felisberto Martins)
6. Ago-iê
7. Agradeça a sua amiga
8. Agradeço a Deus
9. Ai amor
10. Ai, ai, meu Deus (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
11. Ai, Aurora Ai, que dor (Ataulfo Alves / J. Batista)
12. Ai, que saudades de Amélia (Ataulfo Alves / Mário Lago)
13. Ainda sei perdoar
14. Alegria na casa de pobre (Ataulfo Alves / Abel Neto)
15. Alma perdida (Ataulfo Alves / Elpídio Viana)
16. Amor de outono (Ataulfo Alves / Artur Vargas Júnior)
17. Amor é mais amor... depois da separação
18. Amor-perfeito (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
19. Ana (Ataulfo Alves / Orlando Monelo e Antônio Elias)
20. Antes só do que mal acompanhado (Ataulfo Alves / Benedito Lacerda)
21. Aproveita a mocidade Arrasta o pé moçada (Ataulfo Alves / Maria Elisa)
22. As árvores morrem de pé
23. Assunto velho (Ataulfo Alves / Wilson Falcão)
24. Até breve (Ataulfo Alves / Cristóvão de Alencar)
25. Até ela (Ataulfo Alves / J. Pereira)
26. Até Jesus (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
27. Atire a primeira pedra (Ataulfo Alves / Mário Lago)
28. Atraso de vida
29. Balança mas não cai
30. Batuca no chão (Ataulfo Alves / Assis Valente)
31. Bem que me dizem
32. Boca de fogo (c/J. Batista)
33. Boêmio sofre mais (Ataulfo Alves / Floriano Belham)
34. Boêmio (Ataulfo Alves / J. Pereira)
35. Brado de alerta
36. Cabe na palma da mão (Ataulfo Alves / Artur Vargas Júnior)
37. Cadê
38. Dalila
39. Calado venci (Ataulfo Alves / Herivelto Martins)
40. Caminhando
41. Canção do nosso amor
42. Cansei
43. Capacho (Ataulfo Alves / Mário Lago)
44. Capital de Noel
45. Castelo de Mangueira (Ataulfo Alves / Roberto Martins)
46. Cheque ao portador (Ataulfo Alves / J. Barcelos)
47. Chorar pra quê? (Ataulfo Alves / Alcides Gonçalves)
48. Choro (Ataulfo Alves / Roberto Martins)
49. Colombina do amor (Ataulfo Alves / Alberto Ribeiro)
50. Com o pensamento em ti (Ataulfo Alves / Ari Monteiro)
51. Como a vida me bate
52. Como é seu nome? (Ataulfo Alves / Marino Quintanilha)
53. Conceição (Ataulfo Alves / Ari Monteiro)
54. Continua (Ataulfo Alves / Marino Pinto)
55. Covardia (Ataulfo Alves / Mário Lago)
56. Cuidado com essa mulher (Ataulfo Alves / Antônio Almeida)
57. De janeiro a janeiro
58. De onde veio a Eva? (Ataulfo Alves / Rogério Nascimento)
59. Deixa essa mulher pra lá
60. Deixa o toró desabar
61. Desaforo eu não carrego
62. Desta vez não (Ataulfo Alves / Alcides Gonçalves)
63. Devagar, morena
64. Dia final
65. Diga-me com quem andas
66. Dilema (Ataulfo Alves / Aldo Cabral)
67. Dinheiro pra festa (Ataulfo Alves / Marino Quintanilha)
68. Diz o teu nome (Ataulfo Alves / José Gonçalves)
69. Dizem
70. Dulcinéia (Ataulfo Alves / Antônio Almeida)
71. É hoje (Ataulfo Alves / Dunga)
72. É negócio casar (Ataulfo Alves / Felisberto Martins)
73. É um quê que a gente tem (Ataulfo Alves / Torres Homem)
74. É verdade
75. É você (Ataulfo Alves / Aldo Cabral)
76. Ela é boa mas é minha (Ataulfo Alves / Roberto Roberti e Arlindo Marques Júnior)
77. Ela não quis
78. Ela, sempre ela (Ataulfo Alves / César Brasil)
79. Endereço (Ataulfo Alves / Mário Lago)
80. Errei, erramos
81. Errei, sim
82. Errei (Ataulfo Alves / Claudionor Cruz)
83. Escravo da saudade
84. Está tudo errado (Voltei ao que era)
85. Eu conheço você (Ataulfo Alves / Roberto Martins)
86. Eu não sabia (Ataulfo Alves / Jorge de Castro)
87. Eu não sei por que é (Ataulfo Alves / Zé Pretinho)
88. Eu não sei (Ataulfo Alves / Sílvio Caldas)
89. Eu não sou daqui (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
90. Eu que não quero
91. Eu sou de Niterói (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
90. Eu também sou general
91. Exaltação a cor (Ataulfo Alves / J. Audi)
92. Fala, mulato (Ataulfo Alves / Alcibíades Nogueira)
93. Fala, Pedro
94. Falei demais (Errei) (Ataulfo Alves / Claudionor Cruz)
95. Falem mal, mas falem de mim (Ataulfo Alves / Marino Pinto)
96. Faz um homem enlouquecer (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
97. Félix (Ataulfo Alves / Aldo Cabral)
98. Fidalgo
99. Fim de comédia
100. Fogueira do coração (Ataulfo Alves / Torres Homem)
101. Foi covardia
102. Foi você (Ataulfo Alves / Roberto Martins)
103. Gastei tudo num dia (Ataulfo Alves / Jorge Murad)
104. Geme, negro (Ataulfo Alves / Synval Silva)
105. Gente bem também samba
106. GenteGuarda essa arma (Ataulfo Alves / Roberto Martins)
107. Hei de me vingar (Ataulfo Alves / Osvaldo Guedes)
108. Herança do desgosto
109. Índia do Brasil (Ataulfo Alves / Aldo Cabral)
110. Infidelidade (Ataulfo Alves / Américo Seixas)
111. Inimigo do samba (Ataulfo Alves / Jorge de Castro)
112. Intriga
113. Irajá
114. Ironia (Ataulfo Alves / Bide e Mário Nielsen)
115. Isto é que nós queremos
116. Já sei sorrir (Ataulfo Alves / Claudionor Cruz)
117. João pouca roupa (Ataulfo Alves / Arlindo Marques Júnior, Roberto Roberti, Haroldo Lobo e Nássara)
118. Jubileu
119. Juvenal
120. Lá na quebrada do monte (Ataulfo Alves / Felisberto Martins)
121. Lagoa serena (Ataulfo Alves / J. Batista)
122. Lar antigo (Ataulfo Alves / Conde)
123. Laranja madura
124. Larga meu pé
125. Laura
126. Lenço branco
127. Leonor (Ataulfo Alves / Djalma Mafra)
128. Leva meu samba...
129. Lírios do campo (Ataulfo Alves / Peterpan)
130. Livro aberto
131. Macumbê-macumba
132. Madalena (Ataulfo Alves / Adeilton Alves de Sousa)
133. Madame Garnizé (Ataulfo Alves / Américo Seixas)
134. Mais amor pra você
135. Mal de raiz (Ataulfo Alves / Américo Seixas)
136. Mal-agradecida (Ataulfo Alves / Jardel Noronha)
137. Malvada
139. Mamãe
140. Eva
141. Mandinga (Ataulfo Alves / Carlos Imperial)
142. Maneiroso
143. Mania da falecida (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
144. Marcha da noiva (Ataulfo Alves / Aldo Cabral)
145. Marcha pro Oriente (Ataulfo Alves / Lamartine Babo)
146. Maria da Conceição
147. Maria Nazaré (Ataulfo Alves / José Inácio de Castro)
148. Mártir no amor (Ataulfo Alves / David Nasser)
149. Mas que prazer (Ataulfo Alves / Felisberto Martins)
150. Me dá meu chapéu
151. Me dá meu paletó (Ataulfo Alves / José Bispo dos Santos)
152. Me deixa sambar (Ataulfo Alves / Nelson Trigueiro)
153. Me queira agora
154. Menina que pinta o sete (Ataulfo Alves / Roberto Martins)
155. Mensageiro da dor
156. Mensageiro da saudade (Ataulfo Alves / J. Batista)
157. Mentira do povo (Ataulfo Alves / Elpídio Viana)
158. Mentira pura
159. Mentira só
160. Meu drama (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
161. Meu lamento (Ataulfo Alves / Jacob do Bandolim)
162. Meu papel (Ataulfo Alves / Osvaldo França)
163. Meu pranto ninguém vê (Ataulfo Alves / José Gonçalves)
164. Meu protetor (Ataulfo Alves / Odilon Noronha)
165. Meus tempos de criança
166. Mil corações (Ataulfo Alves / Jorge Faraj)
167. Minha infância
168. Minha mãezinha
169. Minha sombra (Ataulfo Alves / David Nasser)
170. Minhas lágrimas (Ataulfo Alves / Conde)
171. Miraí
172. Morena faceira
173. Mulata assanhada
174. Mulher do seu Oscar (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
175. Mulher fingida (Ataulfo Alves / Bide)
176. Mulher, toma juízo (Ataulfo Alves / Roberto Cunha)
177. Na cadência do samba (Ataulfo Alves / Paulo Gesta)
178. Na ginga do samba
179. Na hora da partida (Ataulfo Alves / Alberto Montalvão)
180. Não amou, não sofreu, não viveu (Ataulfo Alves / Luís Bandeira)
181. Não irei lhe buscar
182. Não mando em mim (Ataulfo Alves / Bide)
183. Não posso acreditar
184. Não posso crer
185. Não posso resistir
186. Não quero opinião de mullher (Ataulfo Alves / Newton Teixeira)
187. Não sei dar adeus (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
188. Não tenho pressa
189. Não vai, Zezé
190. Não volto mais (Ataulfo Alves / Bide)
200. Nego tá se acabando (Ataulfo Alves / Vitor Bacelar)
201. Nem que chova canivete
202. Nessa rua (Ataulfo Alves / J. Pereira)
203. No apartamento discreto (Ataulfo Alves / Arlindo Marques Júnior)
204. No meu sertão
205. Nós das Américas
206. Noutros tempos era eu
207. Nunca mais
208. O bonde de São Januário (c/Wilson Batista)
209. O castigo que te dei (Ataulfo Alves / Geraldo Queirós)
210. O Catete vai passar
211. O coração não envelheceu
212. O homem e o cão (Ataulfo Alves / Artur Vargas Júnior)
213. O mais triste dos mortais
214. O mundo está errado
215. O negro e o café (Ataulfo Alves / Orestes Barbosa)
216. O ódio não destrói o ódio
217. O pavio da verdade (Ataulfo Alves / Américo Seixas)
218. O prazer é todo meu (Ataulfo Alves / Claudionor Cruz)
219. O que é que eu vou dizer em casa? (Ataulfo Alves / Miguel Gustavo)
220. O que que há
221. O teu pranto é mentira
222. O vento que venta lá
223. Oh!, seu Oscar (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
224. Olha a saúde, rapaz (Ataulfo Alves / Roberto Roberti)
225. Ordem do rei
226. Pago pra ver
227. Pai Joaquim de Angola
228. Palavra do rei
229. Papai não vai (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
230. Papai Noel (Ataulfo Alves / Bide)
231. Pela luz divina (Ataulfo Alves / Mário Travassos)
232. Pelo amor de Deus (Ataulfo Alves / Luís de França)
233. Pelo amor que eu tenho a ela (Ataulfo Alves / Antônio Almeida)
234. Perdi a confiança (Ataulfo Alves / Rubens Soares)
235. Pico a mula (Ataulfo Alves / José Batista)
236. Pois é...
237. Por amor ao meu amor
238. Positivamente não (Ataulfo Alves / Marino Pinto)
239. Pra esquecer uma mulher (Ataulfo Alves / Claudionor Cruz)
240. Pra que mais felicidade (Ataulfo Alves / Mário Lago)
241. Primeiro de maio
242. Primeiro nós (Ataulfo Alves / Peterpan)
243. Protesto
244. Quando dei adeus (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
245. Quando eu morrer
246. Quanta tristeza (Ataulfo Alves / André Filho)
247. Quantos projetos (Ataulfo Alves / Antônio Domingues)
248. Quem bate? (Ataulfo Alves / Max Bulhões)
249. Quem é que não sente? (Ataulfo Alves / Afonso Teixeira)
250. Quem é você (Ataulfo Alves / Dunga)
251. Quem mandou Iaiá (Ataulfo Alves / Roberto Martins)
252. Quem mandou você errar (Ataulfo Alves / Augusto Garcez)
253. Quem me deve me paga
254. Quem não quer sou eu (Ataulfo Alves / Edvaldo Vieira)
255. Quem quiser que se aborreça
256. Quero o meu pandeiro (Ataulfo Alves / Mário Lago)
257. Quinta raça (Ataulfo Alves / Antônio Domingues)
258. Rabo-de-saia (Ataulfo Alves / Jorge de Castro)
259. Rainha da beleza (Ataulfo Alves / Jorge Faraj)
260. Rainha do mar
261. Rainha do samba
262. Receita (Ataulfo Alves / João Bastos Filho)
263. Rei vagabundo (Ataulfo Alves / Roberto Martins)
264. Reminiscências
265. Represália
266. Requebrado da mulata
267. Retrato do Rio
268. Réu confesso
269. Rio, cidade bendita (Ataulfo Alves / Francisco Caldas)
270. Sai do meu caminho
271. Salve a Bahia (Ataulfo Alves / Nelson Trigueiro)
272. Salve ela (Ataulfo Alves / Alberto Ribeiro)
273. Samba de Bangu
274. Samba em Brasília
275. Samba, Brasil (Ataulfo Alves / Aldo Cabral)
276. Sambou de pé no chão (Ataulfo Alves / Augusto Garcez)
277. Santos Dumont (Ataulfo Alves / Aldo Cabral)
278. Saudade da saudade
279. Saudade dela
280. Saudades da mulata
281. Saudades do meu barracão
282. Se a saudade me apertar (Ataulfo Alves / Jorge de Castro)
283. Se eu fosse pintor (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
284. Sei que é covardia mas... (Ataulfo Alves / Claudionor Cruz)
285. Semeia mas não cresce
286. Será... (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
287. Seresta
288. Sexta-feira
289. Sim, foi ela (Ataulfo Alves / Darci de Oliveira)
290. Sim, sou eu
291. Sim, voltei
292. Sinhá Maria Rosa (Ataulfo Alves / Roberto Martins)
293. Sinto-me bem
294. Só me falta uma mulher (Ataulfo Alves / Felisberto Martins)
295. Solidão (Ataulfo Alves / Aldo Cabral)
296. Solitário
297. Sonhei com ela
298. Sonho
299. Talento não tem idade
300. Tempo perdido
301. Tenho prazer
302. Terra boa (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
303. Teus olhos (Ataulfo Alves / Roberto Martins)
304. Tô ficando velho
305. Todo mundo enlouqueceu (Ataulfo Alves / Jorge de Castro)
306. Trovador não tem data (Ataulfo Alves / Wilson Falcão)
307. Tu és esta canção
308. Um motivo
309. Um retrato de Minas
310. Vá baixar noutro terreiro (Ataulfo Alves / Raul Marques)
311. Vai levando (Ataulfo Alves / José Batista)
312. Vai Madalena
313. Vai na paz de Deus (Ataulfo Alves / Antônio Domingues)
314. Vai, mas vai mesmo
315. Vassalo do samba
316. Velha Guarda
317. Vem amor (Ataulfo Alves / Raul Longras)
318. Vestiu saia tá pra mim (Ataulfo Alves / José Batista)
319. Vida da minha vida
320. Você é o meu xodó (Ataulfo Alves / Wilson Batista)
321. Você me deixou (Ataulfo Alves / Arnaldo Vieira Marçal)
322. Você não é como as flores (Ataulfo Alves / Carlos Imperial)
323. Você não nasceu pra titia
324. Você não quer, nem eu
325. Você não sabe, amor (Ataulfo Alves / Bide)
326. Você não tem palavra (Ataulfo Alves / Newton Teixeira)
327. Você nasceu pro mal
328. Você passa e eu acho graça (Ataulfo Alves / Carlos Imperial)
329. Vou buscar minha Maria (Ataulfo Alves / Claudionor Cruz)
330. Vou tirara meu pé do lodo (Ataulfo Alves / Conde)
331. Zé da Zilda
332. A mulher fez o homem (Ataulfo Alves / Roberto Martins)
333. A você (Ataulfo Alves / Aldo Cabral)
fonte: