quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Samba, farmacia, industria fonografica, BO e tarja preta















































































Achei este texto abaixo buscando baixar o CD Esquina Carioca, parceria do Bar Piraja (que ja postei algo) com a Dabliú Discos, gravação ao vivo de 1999, roubado do meu acervo. Apesar de não concordar (cultura não para!) com alguns tópicos, dei algumas risadas sózinho, coisa de doido. Neste boteco tive alguns bons encontros com o pessoal da Tribuna Samba-choro (+- 2000/2001) e com Nelson Sargento, esposa, violão, canjas e um pouco de papo. Segue um parte do texto:
fotos: (via google) de alguns dos integrantes do show: Walter Alfaiate, Beto Cazes, Pedro Amorim, Teresa Cristina, Moacyr Luz, Joao Nogueira, Elifas Andreatto, Dorina, Carlinhos 7 Cordas, Marcelo Moreira, Beth Carvalho, capa do CD, Luis Carlos da Vila e Dona Ivone Lara.

"Grandes sambistas passaram alguns momentos exilados nessa embaixada carioca. E, em março do ano passado, resolveram reunir-se em um espetáculo. O encontro foi em uma casa de shows da cidade, na qual organizou-se (entre as mesas do público) uma tradicional roda de samba. O batalhão era formado por Walter Alfaiate, Dona Ivone Lara, Moacyr Luz, Beth Carvalho, Luiz Carlos da Vila e João Nogueira. A batalha, antes de tudo, já estava ganha. Os sons dos guerreiros foram lançados em CD. Por enquanto, o álbum Esquina Carioca é o melhor disco de samba de ano.
Na primeira faixa, todos cantam (sem instrumentos) Patrão, Prenda seu Gado (de Pixinguinha, Donga e João da Baiana), a prece dos deuses é entoada, o desfile pode começar.
Os componentes da roda alternam sambas tradicionais com composições mais recentes (mas que não deixam de já serem antológicas). Um dos destaques é a interpretação emocionada de João Nogueira para as belas metáforas criadas por Paulo César Pinheiro na letra de Espelho. (''Nascido no subúrbio nos melhores dias/ Com votos da família de vida feliz/ andar e pilotar um pássaro de aço/ sonhava ao fim do dia ao me descer cansaço/ com as fardas mais bonitas desse meu país...''). Acompanhado por excelentes violão e bandolim, João mostra, mais uma vez, seus dotes de grande intérprete de samba.
Moacyr Luz brilha nas músicas que iniciam e encerram o espetáculo. Na abertura, canta Jogo Rasteiro, parceria sua com Nei Lopes. Saudades da Guanabara (de Moacyr com Aldir Blanc) é a última música do CD. Os belos versos de Aldir (''Brasil, tira as flechas do peito do meu padroeiro/ que São Sebastião do Rio de Janeiro/ ainda pode se salvar'') são o canto da esperança , do samba , que ''agoniza mas não morre'' (palavras de Nelson Sargento, a quem o disco é dedicado). Enquanto Ivone Lara e Walter Alfaiate cantam sambas antigos, Beth Carvalho e Luiz Carlos da Vila interpretam alguns mais ligados ao pagode - tudo delimitado apenas por um suficiente denominador comum, o samba de boa qualidade.
Recentemente, o presidente da Associação das Farmácias do Brasil revelou, na CPI dos medicamentos, a existência de uma espécie de remédio, o B.O. A sigla, resumindo ''bom para otário'', denomina a medicação à qual o balconista da farmácia ganha benefícios da indústria que a produz, para estimular o consumidor a levá-la para casa. Curiosa a semelhança das gravadoras com a indústria farmacêutica, das drogarias com as rádios e lojas de discos brasileiras.
Esquina Carioca, infelizmente, é 'tarja preta', só será vendido com prescrição. Poucas rádios e quase-nenhuma emissora de TV falará do CD.
Curioso e urgente é o estado atingido pela cultura brasileira: estamos na época em que remédio bom é o que não vende, e que a porcaria tornou-se paixão nacional. Em meio às trevas é que bravos guerreiros lançam suas melhores armas. O disco já está à venda. CD: Esquina Carioca Selo: Dabliú Discos (distribuição: Eldorado) Lançado em janeiro/2000."
fonte e texto completo:
(depois sairam outras edições com outros sambistas e direção musical de Moacyr Luz e Elifas Andreatto (direção artistica). Gordinho participou deste disco, mas não achei foto na internet.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Samba e divulgação


Estou ouvindo aquela caixa organizada pelo Omar Jubran do Noel Rosa com quatorze CDs e fico em duvida o que é samba, maxixe, modinha - mistura-se tudo dentro da cabeça, pois creio que como eu, outras pessoas acabam com parametros das regravações, já com arranjos e instrumentos mais atuais. Algumas gravações não consigo identificar os instrumentos basicos mais usados - mas varios sopros, banjo - percussão??? impossivel - estava acho qua ainda não tem. Bom para todos os efeitos postei porque já eram gravações para tocar equipamentos da epoca - decada de 30 e o radio já estava dominando como entrenimento do povo. Algumas musicas foram feitas para divulgar na festa da Penha também polo daquela epoca. O disco que estou ouvindo é do volume 2 - com 2 CdsCD 2e - que tem por exemplo: "Assim, Sim!" Noel e Ismael Silva, Francisco Alves na voz de Carmen Miranda, "Não há castigo"
(Noel e Donga) com andamento mais proximo de um dobrado, com solos de flauta, mas já com alguma percussão, interpretando por Helena&Joao Barreto e a conhecidissima "Não faz amor" com Francisco Alves, com um naipe de sopros - já com orquestras gravando. No "Quem dá mais", com Noel cantando - a música fala em mulata, batuque, samba, Salgueiro, mas pouco haver com os andamentos dos anos 40, somente para citar uma epoca.Era isto por ora. Clique no texto e tenha mais noções da epoca.
fonte imagem: Fasciculos "Historia do samba" editora Globo 1998.
Texto e sacaner: Anildo Guedes